A Bioética Ambiental se baseia nos princípios da sustentabilidade, precaução, participação, responsabilidade socioambiental e prevenção, visando estabelecer uma relação ética entre homem e meio ambiente.

Bioética Ambiental das Operações Florestais

Um acordo operacional com a BRK Ambiental destina todo o lodo tratado e produzido da cidade de Gurupi para sua utilização como condicionador de solo nos plantios de eucalipto, quando composto com os restos de produtos florestais como cascas, serragem, galhos e folhagens.

A utilização de adubos minerais da Massari reforça nossa responsabilidade com a manutenção de ações que preservam o meio ambiente nas operações florestais e pecuárias.

Temos também incorporado em nossas florestas de árvores nativas grupos de colmeias para incrementar o processo de polinização para obtenção de um volume maior de sementes destas árvores, destinando-as aos nossos viveiros de mudas provenientes dos biomas onde se situam nossas fazendas. Cumprimos todas as regulamentações ambientais estaduais e federais mantendo as áreas de conservação ambiental zelando pela biodiversidade.

Bioética Ambiental das Operações Pastoris

A rotatividade do plantel em pastos formados e em constante manutenção e plantios de capins próprios para as condições climáticas da região, BRS Sarandi, Andropogon e Quicuio, mantem um regime de absorção de carbono constante e melhorando a digestibilidade e emissão de gases pelo rebanho.

A implementação de sistemas SAF e bosques em todos os pastos, em andamento, permite uma melhor condição para o rebanho e futura utilização seletiva das árvores plantadas. Este conceito de criar o rebanho mais livre e com bom manejo dos pastos e alimentação por capim, permite a manutenção de um gado saudável e a absorção de carbono pelo capim.

Bioética Ambiental - Fauna e Flora

Em todas as fazendas, cercadas em seus limites territoriais, não é permitida a caça e pesca, mantendo protegidas a fauna existente em cada uma delas, onde se encontram onças pintadas e pardas, raposas, lobos-guará, veados de várias espécies, antas, ariranhas, capivaras, catetos, jacarés, entre outros. Preservamos as florestas nativas, reservas florestais permanentes, legais e excedentes, flora e fauna dentro dos limites físicos de nossas propriedades.

Responsabilidade junto aos Colaboradores

Nossa responsabilidade não se limita à terra, mas se estende também aos nossos colaboradores que nela trabalham, com uma parte significativa do trabalho operacional, mesmo com a crescente mecanização destas atividades. O fornecimento de equipamentos de proteção para execução das tarefas e a garantia de alimentação durante o período de trabalho em condições adequadas mesmo distante das áreas administrativas refletem nossa preocupação com a saúde e bem-estar de nossos colaboradores.

Mantemos alojamentos climatizados e adequados para colaboradores que habitam em locais mais distantes e que necessitam de permanência mais constante em nossas fazendas.

Responsabilidade Social

Nossas equipes administrativas e operacionais são formadas por moradores de cidades e vilas localizadas nas regiões e proporcionamos transporte, alimentação, plano de saúde e treinamento para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores.

Temos preferencialmente incrementado a participação feminina em todas as atividades disponíveis incluindo em nossa força de trabalho colaboradores com idade acima dos 60 anos.

Como apoio complementar ao município de Dueré, temos aportado recursos em forma de materiais e alimentos não perecíveis para a creche municipal.

Colaboração Associativa

Através de nosso relacionamento com os proprietários rurais no município de

Dueré, em especial com aqueles do eixo rodoviário do trecho Dueré – Capão do Côco, da rodovia estadual TO-481, vimos participando ativamente de ações e trabalhos junto ao governo estadual no sentido do asfaltamento deste trecho, hoje em terra. O movimento de cargas vivas e cereais nas regiões de Dueré, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia, tem sido altamente prejudicado pelas condições das faixas rodantes da TO-481, e daquelas à ela interligadas, onde circulam cabeças de gado e de grãos, principalmente arroz e feijão, estes últimos em volume suficiente para alimentar 60% da população do estado do Tocantins.

O relacionamento através de um grupo de whatsapp facilita o fluxo de informações sobre incêndios e eventos que venham a atingir os participantes deste grupo.

Desenvolvimento das Operações

A manutenção e desenvolvimento de todas estas atividades, principalmente aquelas envolvendo a sustentabilidade e florestas nativas, dependem diretamente dos recursos obtidos nas operações florestais e pastoris, demandando aportes significativos de recursos próprios, o que tem impactado a velocidade dos objetivos a serem atingidos.